terça-feira, 30 de agosto de 2011

MALA DA LEITURA

No mês de agosto, mês do folclore, trabalhamos com a biblioteca a Lenda da Fada Princesa da Serra do Boqueirão - Parelhas/RN.
A professora Gilma Maria, juntamente com a supervisora da escola Rúbia Montenegro planejaram para a semana do folclore, a aula da linda Fada Princesa, lenda essa contada pelo nossos antepassados, tendo como cenário a Serra do Boqueirão.

SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA MALA DA LEITURA

TURMAS: 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental
Professora: Gilma Maria
Data: 08 a 10 de agosto de 2011.

OBJETIVO

•Estimular o gosto pela leitura através do gênero textual lenda.

PROCEDIMENTO METODOLÓGICO

A professora retira da caixa uma imagem (lobisomem, curupira, saci-pererê entre outras), pergunta se os alunos conhecem a imagem e qual a história que envolve aquelas personagens. Pergunta se eles conhecem outras histórias como as relatadas. Depois da exposição dos alunos sobre outras lendas, a professora coloca no quadro uma síntese da lenda da Fada Princesa (Serra do Boqueirão)
A professora lê a lenda compassadamente, usando recursos expressivos na voz e no gestual para criar um clima de suspense. Após o momento da leitura, a professora distribui uma cartela, onde tem o nome de duas lendas. Diz que irá iniciar o bingo das lendas; retira uma figura de uma lenda (saci-pererê, por exemplo) e quem tiver o nome da cartela correspondente a figura avisa na hora. Quem completar primeiro será o vencedor. Após o bingo, a professora expõe lendas para conhecimento de todos, dá um tempo para leitura do material, problematizando algumas situações.










A EMVIMS agradece o esforço da regente de biblioteca Gilma, que não mede esforços para desenvolver seu trabalho, alugando roupas e procurando o material necessário para a aula.

Um comentário:

Vitória Lima disse...

A princesa arrasou na criatividade, apostando que podemos estimular a leitura em nossas crianças de forma atraente e prazerosa. Parabéns Gilma por mais um trabalho.
Abraços, Vitória Lima.